Torna-te sócio da Fiori d'Agar CRL e realizador do Projecto

AgarArte – Cooperativa Criativa

AgarArte - Cooperativa Criativa é um projecto realizado por um grupo internacional de jovens artistas e profissionais de diferentes culturas e com diferentes backgrounds, que se uniramn com a missão de criar um espaço dinâmico e criativo de promoção das Artes Plásticas e o Artesanato, obras da criatividade do ser humano e património cultural dos povos.

O projecto foi concretizado através da constituição de uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, a Fiori d'Agar – Cooperativa Criativa, que actualmente tem como maior desafio a sustentabilidade económica para poder pagar aos artistas de forma igual, aos próprios trabalhadores, e garantir a evolução do projecto sem perder os princípios e valores em que se baseia.

Aderir à cooperativa é o primeiro passo para participar activamente no projecto, dando força criativa, reforçando a democracia e a sustentabilidade económica, partilhando ideias e propostas, contribuindo para a valorização artística, social e económica da Agararte – Cooperativa Criativa.

A adesão à Cooperativa é feita através da subscrição de uma quota mínima de 5 títulos de capital social, no valor total de 75€.

Cada cooperador poderá realizar pelo menos 50% do valor em dinheiro e o restante em dinheiro, trabalho ou em bens.

Estes títulos não têm remuneração fixa podendo apenas ser remunerados caso exista distribuição de excedentes resultantes da actividade.

Destinam-se a suportar e a criar a possibilidade de remunerar apoiantes, colaboradores e trabalhadores da Fiori d'Agar – Cooperativa Criativa.

Ser sócio cooperador é:

•    Ser um dos donos da Fiori d'Agar, uma cooperativa sem fim lucrativos, de gestão democrática e de livre participação e adesão, que tem como um dos maior desafios desafio criar emprego justamente remunerado.
•    Envolver-se num movimento artístico social que promove o desenvolvimento criativo e pessoal de cada um assim como da comunidade local e internacional.
•    Participar directamente na criação do espaço dinâmico e criativo AgarArte – Cooperativa Criativa, através da promoção das Artes Plásticas e Artesanato, enquanto obras da criatividade do ser humano e património cultural dos povos.

Direitos dos socios cooperadores:

1.    Participar nas actividades promovidas pela Fiori d'Agar – Cooperativa Criativa, CRL;2.    Usufruir de quaisquer benefícios concedidos ou obtidos pela cooperativa;3.    Tomar parte na Assembleia Geral, apresentando propostas, discutindo e votando os pontos constantes da ordem de trabalhos;4.    Eleger e ser eleito para os Órgãos da Cooperativa;5.    Participar na decisão dos projectos a implementar e apoiar;6.    Investir nos projectos da Cooperativa;7.    Divulgar e partilhar o projecto artístico e cultural “AgarArte – Cooperativa Criativa”.

Tipos de cooperadores da Fiori d'Agar – Cooperativa Criativa

1. Fundadores: cooperadores que promoveram a constituição da Cooperativa;

2. Efectivos: são as pessoas singulares e as pessoas colectivas que, comungando dos objectivos da Cooperativa, sejam admitidos como tal pela Direcção;

3. Beneméritos: são as pessoas singulares e as pessoas colectivas que contribuem valiosamente com bens ou valores para os fins da Cooperativa, e sejam como tal proclamados pela Assembleia Geral (com um valor mínimo de 500€)

4. Honorários: são os que contribuem de forma relevante para o prestígio ou objectivos da Cooperativa, e sejam como tal proclamados pela Assembleia Geral sob proposta da Direcção.

São membros da cooperativa todas as pessoas singulares ou colectivas que aceitem os fins prosseguidos por esta cooperativa e os seus estatutos.